vida é um presente que nos possibilita desfrutar das mais diversas situações, aflições e sentimentos, mas infelizmente perdemos muito tempo com lamentações ou preocupações que não nos levam a lugar algum.
Concordo que os conflitos vivenciais são importantes e nos dão a oportunidade de crescimento pessoal, afinal sem eles, a vida seria pra lá de sem graça. Porém percebo que uma boa parte dos seres humanos agarra-se a estes conflitos como um holofote para criar um muro de lamentações.
As lamentações apenas reforçam aquele sentimento de incapacidade, inferioridade e submissão, ou seja, retira de nós toda a capacidade de ir além, de buscar nossos ideais.
As pessoas acabam tornando-se vitimas das circunstancias que a vida as impõe, como pobres criaturas sem as condições favoráveis para a tão almejada mudança.
Como é viável culpar o mundo por aquilo que nos incomoda, mas como diria Freud,“aquilo que me incomoda no outro não é dele e sim meu”.
Compreender e assumir aquilo que é nosso e não do outro, nos responsabiliza também para agir em prol de uma mudança significativa na vida, nos concede movimento, um percurso da existência em busca da nossa essência.
Creio que todo ser humano possui essa potencialidade para se desenvolver e buscar sua felicidade e em alguns momentos faltam sim essas condições favoráveis, porém é nossa responsabilidade vital busca-las como uma espécie de compromisso de cada um em prol de si mesmo.
Bjus,
Ana Carol.